28 de setembro de 2013

CIJMA 2013 - ODILON PRESENTE!

Cartaz convocatório da CIJMA

Já há alguns anos, por iniciativa do Prof. Ricardo (Geografia), a nossa escola tem feito reflexões e ações práticas acerca da necessidade de despertar o interesse da comunidade sobre a preservação do Meio Ambiente.  Como um dos resultados dessas ações, temos a COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola).  Essa comissão criada pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) é formada por alunos e professores e tem como objetivo "potencializar as ações de educação ambiental nas escolas de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e de ensino médio, por meio da criação e manutenção de um espaço democrático e participativo que congregue toda a comunidade escolar e fomente iniciativas voltadas para a sustentabilidade socioambiental  e à melhoria da qualidade de vida na escola e sua comunidade, assim como o diálogo sobre temas socioambientais contemporâneos" (definição do MEC).  
Em agosto, realizamos a nossa Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente deste ano.  Alunos se reuniram para debater e propor ações (dentro de nossa escola) que tragam impacto positivo ao Meio Ambiente.  Divididos em grupos, representados pelos 4 elementos (água, ar, terra e fogo), apresentaram suas ideias, que foram votadas pelos participantes da Conferência.  A ideia vencedora foi a do grupo da água, que propôs a instalação de torneiras de pressão e de descargas econômicas, com o objetivo de se evitar o desperdício de água.
Assim, com a liberação da verba destinada a este fim (o PDDE Sustentável), em breve teremos a oportunidade de investir nessa ideia e colaborar com a preservação desse recurso indispensável à vida.  Claro, contamos com toda a comunidade escolar nesse projeto, não apenas de cuidados com a água, mas também de responsabilidade com o Meio Ambiente.  Abaixo publicamos fotos da nossa Conferência 2013:

Preparação para a CIJMA, na Sala de Leitura, com o Prof. Ricardo e a C.P. Jaqueline



Pátio lotado no dia da Conferência... 

 Grupos se apresentam, defendendo suas ideias.





Delegados eleitos para a Conferência Municipal, com o Prof. Ricardo


SAIBA MAIS SOBRE A CIJMA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário